VOLTAR  

Recentemente fomos alertados de que nossos exames e seus laudos têm sido alvo de críticas por parte de médicos desinformados que afirmam que estamos exagerando nas nossas redações e conclusões.

É fato que esses médicos desconhecem os vários protocolos dos exames de US, pois afirmam que os dados que oferecemos não têm valor diagnóstico e seus objetivos são meramente financeiros. No início ficamos muito chocados com os absurdos dessas afirmações totalmente infundadas. Mas com a repetição dos relatos por vários pacientes distintos, chegamos à conclusão que estávamos sendo vítimas de processo difamatório sem fundamentação.

Digo sem fundamentação porque uma das características do nosso trabalho, que sempre foi muito elogiado pelos médicos que apreciam qualidade, é a minuciosidade com o que são examinados na Sonimage todos os órgãos e sistemas durante os exames tríplices que são executados no nossa clínica, onde associa-se a ultrassonografia com o Doppler e Elastografia, trabalho pioneiro que já rendeu muito bons frutos.

A surpresa também se deve ao fato de que esse trabalho, que sempre foi e continua sendo de excelência, que sempre buscou associar os dados clínicos aos outros exames já realizados pelo paciente, histórico médico e achados do exame tríplice, ser criticado por médicos que trabalham num patamar de qualidade muito inferior. Esta metodologia, ensinada e praticada nos melhores serviços dos EUA, foi transmitida para o nosso serviço durante a pós graduação em ultrassonografia (US) realizada pela diretora da Sonimage, onde o objetivo fundamental é correlacionar as imagens de US com a patologia em um protocolo muito extenso, minucioso e detalhado, sendo considerado o nível quatro da Organização Mundial da Saúde (escala de 1 a 4, sendo o 4º o mais completo). Por isso consideramos inadmissível que tal trabalho, que deveria ser elogiado pela sua excelência e auxílio diagnóstico para o médico clínico, esteja sendo denegrido por médicos que não entendem corretamente a qualidade do serviço que oferecemos. Muitos não têm o preparo suficiente para entender e interpretar o resultado dos nossos exames e mesmo assim optam por criticar, justificando desta forma sua ignorância.

Os nossos laudos do EXAME TRÍPLICE contemplam três partes:

1ª descrição completa onde todos os achados são minuciosamente relatados, quer tenham ou não importância para o diagnóstico clínico em questão. Esse relatório minucioso nós utilizaremos para futuras comparações: é o nosso referencial; também é uma valiosa fonte para nosso trabalho científico, continuamente renovado;

2ª conclusão de cada um dos achados mencionados no corpo do laudo;

3ª resumo dos achados pertinentes que faz o sumário dos principais achados do exame tríplice e que tem implicações na conduta médica, para que o colega possa ter fácil acesso aos achados mais importantes do exame. Esta parte é apresentada logo após o cabeçalho, para ficar em evidência e resumir o essencial e encurtar o tempo gasto na leitura do exame. Nosso objetivo é sermos auxiliadores do médico clínico, facilitando as informações para as futuras decisões relativas ao tratamento e condução de cada caso.

Fazemos nosso trabalho o melhor possível.

E não aceitamos aqueles que denigrem nosso trabalho sem nenhum conhecimento de causa.

Ao mesmo tempo agradecemos aqueles que sempre nos apoiaram durante todos esses anos em nosso labor em prol da saúde dos nossos pacientes mediante diagnósticos acurados.

E agradecemos ao público em geral, que tem acolhido calorosamente nosso trabalho de utilidade pública ao “traduzir” informações médicas para a linguagem leiga, visando facilitar a compreensão da complexidade da medicina e esclarecendo sobre procedimentos médicos.

Para ver o vídeo onde manifestamos nossa opinião, clik aqui

Lucy Kerr

Diretora da SONIMAGE, Diagnóstico Médico por Ultrassom

Deseja se cadastrar em nosso mailing?