Pioneira da ultrassonografia no Brasil

Dra. Lucy Kerr é pioneira no Brasil da Utilização da ultrassonografia como método de diagnóstico, sendo reconhecida nacional e internacionalmente como especialista e estudiosa do método.

Possui títulos de Especialistas em Ultrassom em 6 Sociedades Científicas, sendo 4 nacionais – Sociedade Brasileira de Ultrassom em Medicina e Biologia, Colégio Brasileiro de Radiologia, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de ultrassonografia – além de 2 internacionais ARDMS – The American Registry of Diagnostic Medical Sonographers e FISUSAL, os quais refletem sua busca incessante do aperfeiçoamento profissional.

Já proferiu cerca de 400 palestras em congressos, jornadas, simpósios, reuniões científicas, seminários, fóruns, debates, mesas-redondas e encontros científicos, tendo organizado 37 eventos científicos, presidido 12 congressos de ultrassonografia, publicado 60 artigos de ultrassom e escrito 18 livros e capítulos de livros. Alguns dos sinais ultrassonográficos que descreveu, hoje, são internacionalmente utilizados e citados em livros e publicações cientificas.

Formada em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), pós graduou-se em ultrassonografia Diagnóstica em 1977 pela Wake Forest University, como bolsista do CNPq e complementou seus estudos na Thomas Jefferson University, ambas nos EUA.

De 2002 a 2006 foi professora da disciplina de ultrassonografia da UNISA, a primeira criada no Brasil e chefe do departamento de Imagenologia desta universidade.

 

Foi membro representante do Brasil na Sociedade Americana de Ultrassonografia – AIUM – American Institut of Ultrasound in Medicine – da qual é também membro sênior.

É membro da Ordem do Mérito Médico, desde 1991, por designação do então Presidente do Brasil, José Sarney.

É membro do Corpo docente da IBUS – International Breast Ultrasound School – por seu reconhecido trabalho na área da mama.

Foi Presidente-Fundadora da SBUS – Sociedade Brasileira de ultrassonografia e exerceu o cargo por 3 gestões consecutivas.

É Diretora Executiva Fundadora da FISUSAL (Federação Internacional de Sociedade de ultrassonografia da América Latina) e está no cargo desde 1998.

É presidente do IKERR- Instituto Kerr, uma entidade sem fins lucrativos que presta serviços de saúde comunitários, realiza pesquisas e ensino em medicina.

É diretora da Sonimage e da Clínica de ultrassonografia Dra. Lucy Kerr.

Share This: