VOLTAR  

SUCESSO NA TRANSMISSÃO DA AULA VERDADES E MENTIRAS DO RASTREIO MAMOGRÁFICO DE MAMA DA DRA. LUCY KERR

Às 20 horas de 06 de setembro de 2015 foi transmitida nossa aula gravada previamente em estúdio e enviada para a SUFENI para ser divulgada no Simpósio on-line de Saúde Feminina Integrativa. Foram inúmeros comentários elogiosos e de apoio a nossa campanha, inclusive algumas passavam o link de nosso abaixo-assinado para abolir a mamografia para aquelas que o desconheciam, assim como muitas das participantes mostraram-se absolutamente surpresas com as informações que transmitimos, pois desconheciam completamente a Ineficácia e Malefícios da MamografiaFoi uma satisfação enorme verificar como as mulheres percebem imediatamente o que é bom para elas e ficamos particularmente felizes por termos atingido o objetivo de informar a verdade e deixar que cada uma decida o que é melhor para si. E o sentimento era de agradecimento por nossa coragem de fazer a denúncia do esquema que perpetua esse exame inútil e tão prejudicial à saúde feminina.

Como alguns dos comentários exigem maiores esclarecimentos e há perguntas a serem respondidas, selecionamos as mais importantes para comentarmos, dentre as centenas que surgiram durante a transmissão da nossa aula no simpósio On-line  da SUFENI sobre VERDADES E MENTIRAS DO RASTREIO MAMOGRÁFICO DE MAMA:

Kelly Pack: “ultrassonografia deixa algum resíduo radioativo no corpo?”

Dra. Lucy Kerr: Não, o exame é absolutamente inócuo, sem efeito biológico e pode ser realizado durante a gestação e mesmo no acompanhamento do desenvolvimento folicular nos tratamentos de infertilidade, podendo ser repetido quantas vezes for necessário. Importante não confundir com a mamografia, cujos efeitos prejudiciais no organismo são permanentes e cumulativos. Mais um motivo para a mamografia ser evitada.

Meire De Souza: “que exame pode substituir a mamografia??”

Dra. Lucy Kerr : São vários, destacando-se como superior o método tríplice pelo protocolo completo, que associa a US com o Doppler e elastografia, cada um deles com um princípio físico distinto, rastreando de forma mais eficaz o câncer de mama, reduzindo os diagnósticos excessivos (falso-positivos) e erros diagnósticos (falso-negativos). Se não dispuser de recursos para fazer o exame, que só é encontrado em clínicas particulares, como a Sonimage, pode realizar a US associada ao Doppler. Se não dispuser do recurso do Doppler, realize apenas a US. Finalmente, se nada disso é acessível, peça ao médico para rastrear sua mama com a palpação meticulosa. Se realizar a termografia, terá que complementá-la com a US, pois é um exame que dá muito falso-positivo (vê o câncer que não existe) e falso-negativo (não detecta o câncer existente).

Mari Dalmoro: o que são mamas densas, menores?

Dra. Lucy Kerr:  A densidade da mama não tem nada a ver com seu tamanho. Pode ser grande e hipodensa (muito gordurosa) e pequena e muito densa (muito tecido fibroglandular).

A mama é constituída por 15 a 20 lobos, os quais contém as glândulas que secretam o leite, dispostos radialmente ao redor do mamilo e mergulhados em tecido adiposo.Também contém uma quantidade variável de tecido fibroso que serve para dar sustentação ao tecido mamário (o conjunto de glândulas com tecido fibroso é denominado de fibroglandular). Cada lobo tem um sistema ductal que serve para drenar o leite secretado nas glândulas para o mamilo  quando este é sugado pelo bebê durante a lactação. Os lobos mamários são a parte densa da mama e quanto maior for a quantidade de tecido fibroglandular, maior será a densidade da mama. Normalmente dividimos as mamas em 4 níveis de densidade, sendo o menos denso o grau I e o mais denso o grau IV, aumentando a  densidade progressivamente do I ao IV. Mas densas são aquelas que contém muito tecido fibroglandular e, como é no tecido ductal e glandular que surge o câncer, quanto maior a quantidade desse tecido, maior será o risco da mulher vir a ter câncer de mama no futuro. Por isso que a mama densa está associada ao maior risco da sua portadora de vir a ter câncer de mama no futuro.

Maria Ábramo: “eu tbm tenho mamografia marcada e agora o que farei? eu faço exames periódicos preventivos pelo SUS aqui na minha cidade…faço exames anuais e não tenho plano de saúde….”

Dra. Lucy Kerr:  A decisão de realizar ou não um determinado exame pertence ao paciente. Meu papel é somente esclarecer sobre os benefícios (zero) e malefícios (inúmeros) do método e alertar que a manutenção da mamografia está embasada em pesquisas com graves erros metodológicos científicos conforme denunciado pela Cochrane, que também constatou que o método havia aumentado as mastectomias desnecessárias nos países que a adotaram para rastrear o câncer de mama, devido realizar o diagnóstico do câncer que não existe (1 em cada 3 casos diagnosticados como câncer), além de não detectar a metade dos cânceres que estão presentes nas mamas na época do exame. As pesquisas que foram consideradas corretas metodologicamente pelos critérios adotados pela Cochrane  foram unânimes em condenar o método.  Estes são alguns dos motivos que geraram a recomendação da Cochrane para abolir a mamografia, o que já foi adotado pela Suíça em 2014. Entretanto, as propagandas enganosas neste outubro negro prosseguem, iludindo as mulheres e fazendo-as crer que estarão protegidas do câncer de mama se realizarem o exame.

Maria Ábramo: “gente não é possível, é preciso fazermos uma frente; a cada dia vemos essa avalanche repitiliana pra cima de nós!”

Dra. Lucy Kerr:   Concordo plenamente com seu comentário e peço a cada uma que faça sua parte esclarecendo a outras mulheres, pedindo que entrem em nosso site www.portallucykerr.com, onde mantenho informações permanentemente atualizadas, assistam nossa aula que informa sobre as Verdades e Mentiras da Mamografia e assinem nossa petição para abolir a mamografia.

Eu explico tudo em detalhes nas  palestras mencionadas abaixo, caso queira assisti-las e é só clicar em cada um dos links:

1) https://www.youtube.com/watch?v=htajNoDruK8

3) https://www.youtube.com/watch?v=8Ww8Yf8KaCg

4) https://www.youtube.com/watch?v=xRquyOroqfQ

Para apoiar nossa campanha assine nossa petição eletrônica:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministerio_da_Saude_Abolir_a_mamografia_pois_e_ineficaz_e_causa_maleficios/?tdDFyfb

Kelly Pack “Sim, mas necessitamos saber qual a alternativa para a mamografia e se está disponível, e de que maneira a mamografia faz mal a saude?”

Dra. Lucy Kerr: O exame tríplice, que eu já disse ser o mais preciso e diagnóstico, não está disponível na maior parte dos laboratórios, mas estamos realizando-o de rotina na Sonimage há 5 anos e temos muita experiência com o método. Quanto a US com Doppler tem muitas clínicas que o realizam e pelo convênio de saúde. Pelo SUS tudo é muito demorado e difícil, como devem saber.

Morgana Maria: “Excelente e esclarecedora palestra! Passada até agora…”

Dra. Lucy Kerr: Obrigada Morgana Maria, procurei focar o que é mais importante para a mulher conhecer. Com a informação certa é mais fácil decidir.

Marivalda Marinho de Souza: “Gratidão, Lucy pela excelente e esclarecedora palestra!!!”

Dra. Lucy Kerr: Sinto-me recompensada pelo esforço que estamos empreendendo nesta campanha ao ver reações com a sua e de muitas outras que nos apoiam nesta campanha e peço que nos ajude espalhando a notícia.

Leda Sogaiar Ferraz: “Ola,após compromisso cá estou e adorando tudo. Gostaria de assistir a palestra da Dra. Lucy que penso que é revolucionária.”

Dra. Lucy Kerr:  A verdade é revolucionária, pois encerra a questão. Vamos abolir a mamografia. Para apoiar nossa campanha assine nossa petição eletrônica:

https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministerio_da_Saude_Abolir_a_mamografia_pois_e_ineficaz_e_causa_maleficios/?tdDFyfb

Morgana Maria: “Aqui em Recife divulgamos bastante. Inclusive, o Portal Flores no Ar fez uma excelente divulgação. É trabalho de formiguinha, gente! Vamos ter paciência e seguir em frente!!”

Dra. Lucy Kerr:   Apesar de todos os fatos científicos que comprovam a Ineficácia e Malefícios da mamografia os interesses econômicos envolvidos e a fama decorrente das campanhas para promovê-la, como vemos agora no outubro rosa (digo, outubro negro), são atrativos mais que suficientes para justificar sua perpetuação com campanhas enganosas, como aquelas  denunciadas pelo Dr. Peter Gøtzsche, atual diretor da Cochrane da Dinamarca e que vemos continuamente sendo realizadas no Brasil.

Maria Ábramo: “essa palestra deveria ser aberta ao publico! temos que fazer uma frente para que as mulheres saibam disso”

Dra. Lucy Kerr:   Concordo contigo e peço sua colaboração. Convido-a e você e a todas que nos leêm neste momento para  assistirem a palestra que  realizarei durante a Expoquantum – V Feira de Saúde Quântica que acontecerá em Brasília, nos dia 31 de outubro e 01 de novembro de 2015 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A aula será às 12 horas em 31 de outubro e a repetirei em 1 de novembro de  2015,  abordando o tema Verdades e Mentiras da Mamografia, ou como diagnosticar e prevenir corretamente o câncer de mama, um contraponto necessário às Campanhas enganosas da Mamografia neste outubro rosa, que chamo de outubro negro. Assista uma prévia do assunto que será abordado nesta vídeo-conferência gravada e assistida ao vivo por 700 pessoas do Brasil e de países da América Latina em 08 de outubro de 2015, quando tive a oportunidade de responder a muitas das perguntas que nossa vídeo-conferência suscitou:

O link da transmissão é este: http://portalsaudequantum.com.br/webinario-ao-vivo-2/

Convido a todas que puderem que assistam a feira e a minha conferência durante o evento, quando haverá  aprofundamento do tema que agora foi abordado, de vital importância para a mulher e toda a família, pois como diz Wallace Liimaa, a mulher é o esteio da família e sua saúde reflete-se na saúde de todos.

Marivalda Marinho de Souza: “e a Drª Lucy é uma guerreira altamente corajosa!!! Gratidão pelo aprendizado!” “Essa informação é preciosa para as mulheres e precisam ser mais disseminada. Gratidão, Amaranta por mais este presente!”

Dra. Lucy Kerr: obrigada  por suas palavras, que nos dão forças para prosseguirmos nesta luta em prol das mulheres  e peço que nos ajude espalhando a notícia.

Deseja se cadastrar em nosso mailing?