VOLTAR  

Acabo de receber um e-mail de uma aluna de nosso portal informando que o Livro de física que traduzi “Diagnóstico por Ultra-som – Princípios e Instrumentos” do Dr. Dr. Frederick Kremkau está esgotado e me pede uma orientação. Ela também deseja saber se o livro dele é utilizado como referência para os que pretendem se preparar para prova on-line da FISUSAL. Nossa resposta é afirmativa: ele é o livro de referência, simplesmente por ser o melhor do gênero. E nosso propósito é que aprendam a física com quem tem o conhecimento certo e saber ensinar. E eu a informei que Dr. Frederick Kremkau é físico especialista na física do ultrassom, que foi meu professor na Winston-Salem University, quando fiz minha pós graduação em US nos EUA e eu mesma traduzi o seu livro para o português, para facilitar o preparo da prova de títulos da SBUS, na época em que eu era presidente da entidade. Mas desconhecia que estava esgotado, conforme me informa a aluna. A editora é a Artes Médicas de Porto Alegre e sugeri que entrasse em contato com a Editora, para saber se ela tem algum exemplar do livro do Dr. Kremkau sobrando que poderiam fornecer.
Ao terminar, se manifestou sobre a “excelência dos cursos on line do Portal Lucy Kerr e do material de inestimável valor, não encontrados em nenhum dos livros de Ecografia existentes no mercado”. Eu agradeci seus elogios ao meu curso de Física. Comentários como esses me estimulam a prosseguir, pois é uma tarefa que requer muito trabalho e dedicação. Realmente eu sou obrigada a concordar com a colega, pois minha percepção sobre as noções da Física de ultrassom que são veiculadas nos cursos de ultrassonografia do Brasil são muito toscas e insuficientes para um especialista. E eu recomendo que não nos acomodemos com isso. Sabendo dessas deficiências eu fiz minha parte, ensinar o que aprendi com meu professor e oferecendo a informação em português, para facilitar a assimilação. Não é por que o outro colega que faz ultrassom não sabe, que estamos dispensados de adquirir esse conhecimento. Ninguém pode dizer que sabe US se desconhece a Física. Nem as imagens ultrassonográficas consegue-se interpretar corretamente sem essa base. A Física está para ultrassom assim como o ABC para os que querem aprender a ler. Temos que partir do princípio, das primeiras letras, das sílabas, juntando-as para formar as palavras, conhecendo quais as regras que regem a linguagem. Temos que saber como se formam as palavras e qual a fonética correta. Não dá para decorar todas as palavras. Caso contrário seremos analfabetos virtuais, dos quais o Brasil está cheio, mesmo com o diploma dizendo que somos alfabetizados.
O curso de Física que colocamos no nosso Portal foi particularmente trabalhoso, mas acho que ficou muito bom e recomendo a todos os ultrassonografistas e garanto que o desempenho na especialidade irá melhorar após concluí-lo. Vão finalmente saber “ler” corretamente as imagens.
Um grande abraço a todos que nos acompanham.

Lucy Kerr

Deseja se cadastrar em nosso mailing?